Com um surf sólido, manobras de borda muito bem executadas uma constância absurda, a catarinense Kiany Hyakutake conquistou neste domingo (15) o bicampeonato brasileiro na categoria sub-18. O resultado veio com uma ótima apresentação e um segundo lugar na última etapa do circuito Rip Curl Grom Search, realizada na Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC).
No ranking geral, Kiany e a paraibana Ana Luiza Silva travaram uma batalha acirrada e que só foi decidida na última bateria do evento. Com o vice-campeonato, Kiany somou 860 pontos e chegou a 2.390 na classificação geral. Já Ana Luiza terminou o evento na quarta colocação, somando 670 pontos e ficando com 2.225 no ranking final.
Após o título, a atleta do time Snapy Surboards se mostrou bastante feliz com a sua performance. Ao longo do evento, Kiany usou dois modelos de prancha: uma Reality nos dias em que o mar tinha um pouco mais de pressão e uma The Jam Revolution nas finais.
“Muito feliz de terminar esse ciclo da melhor forma. Ainda tenho muitos desafios até o final do ano, mas estou me sentindo muito bem por ter cumprido o meu objetivo. Obrigada a toda galera que mandou boas energias e vamos com tudo para os próximos desafios”
Kiany Hyakutake, bicampeã brasileira sub-18

Título teve vice na Ferrugem (SC) e no Tombo (SP)
A trajetória de Kiany Hyakutake rumo bicampeonato brasileiro sub-18 teve como marca a constância. Após fazer um 9º lugar na primeira etapa, realizada em maio na Praia do Borete, em Pernambuco, a catarinense precisava de dois bons resultados nas outras etapas para brigar pelo título.
E foi justamente isso que ela conseguiu. Em agosto, na Praia do Tombo, em São Paulo, Kiany enfrentou um mar com condições difíceis no último dia de evento. Mesmo assim, conquistou o vice-campeonato e, com isso, assumiu o segundo lugar no ranking geral. Relembre como foi o evento clicando aqui.
Na última etapa, em solo catarinense, Kiany tinha Ana Luiza Silva, Maria Eduarda Cesar e Luara Mandelli como rivais na briga pelo título. Mesmo diante da pressão por obter um bom resultado, ela conseguiu mostrar seu surf e obteve bons somatórios durante todo o evento.
Na final, a surfista catarinense conseguiu achar duas boas ondas e por muito pouco não levou o título da etapa, ficando atrás da carioca Aysha Ratto por menos de 0,5 ponto. Mesmo assim, a festa estava garantida e Kiany pode comemorar o seu segundo título brasileiro.

De olho no ISA Games e na Taça Brasil
O bicampeonato brasileiro deu ainda mais motivação para o restante da temporada. Ou seja, 2023 ainda reserva boas surpresas para Kiany.
Em novembro, a atleta representará o Brasil no ISA Games. O evento, um dos mais importantes das categorias de base em nível mundial, ocorre entre os dias 24 de novembro e 3 de dezembro, no Rio de Janeiro.
No seu último ano como atleta de base, Kiany enxerga no ISA a oportunidade para fechar esse ciclo com chave de ouro. “Estou bem focada para esse ISA Games, então espero conseguir um resultado bem expressivo e representar muito bem o meu país”, revela.
Além do campeonato mundial, a atleta catarinense também está de olho em uma vaga para o Dream Tour 2024. Atualmente, ela ocupa a 4ª colocação na Taça Brasil e está dentro da zona de classificação para o Dream Tour do ano que vem.