Montar um quiver pode parecer uma tarefa complexa para qualquer surfista. Tem a prancha do dia a dia, aquela para levar numa surftrip com ondas mais volumosas, a maroleira, a do point break, a outra para quando o mar sobe e por aí vai. E se a gente te disser que com três modelos você terá pranchas para surfar em qualquer condição ao redor do mundo? Pois bem, fique com a gente nesse texto e conheça a magia da Trilogia Cheese da Snapy Surfboards.
BLACK CHEESE, A STEP UP
A nossa trilogia começou com a Black Cheese, uma step up criada há alguns anos pelo shaper Alexandre Snapy. O modelo, indicado para ondas a partir de 6 pés, foi recebendo upgrades e hoje é a prancha preferida da maioria dos atletas e clientes que gostam de ondas grandes.
O atleta Rafael Teixeira, por exemplo, já usou a Black Cheese durante a etapa do QS em Arica, no Chile, lá em 2022. À época, Rafa ficou com a terceira colocação no evento. O atleta também levou o modelo para Portugal, onde pôde colocar a prancha à prova e o resultado foi muito bom.
“É uma prancha que me deu muita estabilidade, que não fica boba nas ondas maiores e com mais volume. Eu diria que a Black Cheese é uma prancha forte que aguenta a onda com tamanho facilmente”
Rafael Teixeira, sobre a Black Cheese
A Black Cheese também é a queridinha dos nossos clientes que vão para a Indonésia. Muitos deles, inclusive, comentaram que a Black Cheese foi disparada a melhor prancha durante e que deixaram até mesmo de usar outras pranchas em dias menores para usar a Black Cheese.
Com um fundo full concave que gera a velocidade e drive, o modelo deve sua manobrabilidade a uma curva de fundo muito acentuada. Como uma boa step up, ela carrega um pouco a mais de volume no peito para dar aquele gás a mais na remada e também estabilidade nos tubos, já que o surfista tende a adiantar a base para acelerar.
“Eu indico a Black Cheese para todos os tipos de surfistas que gostam de ondas maiores. É uma prancha fundamental para qualquer surf trip, porque ela funciona muito bem para manobrar e tem um excelente drive nos tubos”
Alexandre Snapy, sobre a Black Cheese

Para saber mais sobre esse modelo, clique aqui.
O SEGUNDO ATO: SILVER CHEESE
Sabe aquele filme que é tão bom que o público implora por continuação? Então, o surgimento da Silver Cheese aconteceu mais ou menos assim. Ela é um modelo criado a partir da Black Cheese e que nasceu após muitos pedidos de atletas e clientes da Snapy.
A história é relativamente simples de entender: os surfistas que utilizavam a Black Cheese amavam a prancha e pediam a mesma coisa: um modelo parecido para usar quando o mar baixava um pouco.
Apesar de relutar inicialmente, o shaper Alexandre Snapy abriu o arquivo da Black Cheese e começou a fazer alguns ajustes. A ideia era clara: criar uma prancha high performance e funcionasse em ondas de 4 a 15 pés.
Para criar a Silver Cheese, o primeiro ajuste foi na rabeta, tornando-a mais larga e aumentando a espessura. O bico também mudou e ficou mais largo. Além disso, a Silver Cheese apresenta um double concave no meio das quilhas, deixando ela mais solta em baixa velocidade. Por fim, Snapy fez um leve ajuste na borda e entregou o modelo para que os atletas pudessem testar.
E o feedabck foi incrível: uma prancha solta e segura ao mesmo tempo, que possui uma boa performance nos tubos e também entrega tudo em termos de manobra. O sucesso da Silver Cheese foi tão grande que a prancha já está no quiver e é uma das preferidas de todos os atletas da equipe Snapy Surfboards.
A Silver Cheese foi o modelo escolhido por Rafael Teixeira para um dia de ondas fortes e rápidas durante o US Open, em Huntington Beach, no ano passado.
“É uma prancha que me adaptei bastante, era uma onda rápida com uma manobra só ou duas manobras rápidas. Então a Silver Cheese foi uma prancha que desempenhou muito bem.”
Rafael Teixeira, sobre a Silver Cheese

Para saber mais sobre a Silver Cheese, clique aqui.
FECHANDO A TRILOGIA: BLUE CHEESE
A Blue Cheese é a prancha que fecha a nossa trilogia e também é a que garante um quiver completo para você. Uma prancha rápida, manobrável e perfeita para usar em ondas de até 6 pés.
Segundo o shaper Alexandre Snapy, ao criar a Blue Cheese ele manteve a maioria das características da Silver Cheese, mas fez a prancha com uma curvatura menor. Essa mudança faz com que ela seja perfeita para quem busca radicalidade em ondas pequenas de beach break.
Um dos primeiros a experimentar o modelo foi o atleta Rafael Teixeira. Ele gostou tanto da prancha que já encomendou outra exatamente igual.
“Eu me apaixonei pela Blue Cheese. É uma prancha muito segura, muito rápida. Às vezes é até mais rápida que eu. Eu consigo entrar de layback nas manobras, fazer boas rasgadas e a prancha não desgarra. É uma prancha muito firme e ao mesmo tempo solta.”
Rafael Teixeira, sobre a Blue Cheese

Rafael Teixeira, inclusive, foi um dos atletas da Snapy que utilizou os três modelos da trilogia e auxiliou nessa evolução dos designs. Por isso, vamos usá-lo como exemplo para que você possa entender como montar um quiver completo apenas com os modelos da trilogia.
5´11´´ 19.12 x 2.62 – 30.6lts – Blue Chesse – para todos tipo ondas e fundos até 6 pés;
6´1´´ 19 x 2.62 – 31.3 lts – Silver Cheese – para ondas de Reef Break e Point Break de 4 a 8 pés;
6´4´ 19 x 2.68 – Black Cheese – 32.6lts para ondas de 6 a 12 pés, tanto para tubos quanto para mares grandes manobráveis.
E aí, curtiu a história da trilogia cheese e quer fazer um quiver para você? Entre em contato com a Consultoria da Snapy clicando aqui e consulte as melhores medidas para o seu tamanho e nível de surf.