Carrinho

COMO CALCULAR O VOLUME IDEAL PARA SUA PRANCHA

Fatores como o nível de surf, o tipo de onda e o modelo da prancha influenciam bastante na hora de definir o volume ideal para a sua prancha. Por isso, preparamos esse guia para te ajudar nessa importante escolha.

No mundo do surf, encontrar o equipamento adequado é tão ou até mais importante que a busca pela onda perfeita. Ao longo desse processo, uma das principais questões enfrentadas pelo surfista é como calcular o volume/litragem ideal para a prancha.

Se o que você deseja é apenas calcular o volume aproximado para a sua prancha, basta pegar o seu peso e multiplicar pelo número 0,35. Por exemplo: para um surfista de 75kg, o volume indicado é de aproximadamente 26,2 litros. Simples né? Nem tanto, pois esse valor é apenas um referencial.

Para chegar ao volume ideal, é preciso levar em conta fatores com o nível de surf, o tipo de onda que será surfada, o modelo da prancha e uma série de detalhes sobre os quais vamos falar a partir de agora.

ENTENDENDO O VOLUME

A questão do volume/litragem é algo relativamente recente no surf. Na última década, o avanço da tecnologia fez com que as pranchas passassem a ser projetadas com a utilização de softwares de design, tal como o Shape 3D. É por ali que o shaper define as medidas e, muitas vezes, é o próprio software que vai gerar o volume da prancha.

O volume da prancha, então, é basicamente a soma da altura, largura e espessura da prancha, certo? Não é bem assim. Como a prancha de surf tem largura e espessura diferentes do bico até a rabeta, você precisa levar em consideração as curvas e concaves para entender melhor o volume.

Para o shaper Alexandre Snapy, é muito importante que o surfista não esteja preso somente às medidas tradicionais na hora de escolher o seu equipamento. “O cara que fica muito preso às medidas tradicionais deixa de evoluir para outros pontos da prancha. O surfista precisa entender que a prancha é dividida em várias ‘fatias’ e que o shaper vai prestar atenção em cada uma delas”, argumenta.

Para se ter uma ideia, uma prancha pode ter as mesmas medidas tradicionais (largura, espessura e comprimento) e mesmo assim possuir volumes diferentes. Essa diferença ocorre porque largura e espessura são medidas no ponto mais largo e grosso das pranchas. É aí que entra a habilidade do shaper em criar as soluções para que a prancha funcione melhor de acordo com o objetivo proposto. “Eu posso, por exemplo, aumentar meio litro de uma prancha sem mudar largura, espessura e sem mudar o tamanho. E sem mexer na borda. E o surfista nunca vai saber onde está essa litragem, mas eu saberei olhando no programa 3D”, explica Snapy.

AS TRÊS VARIÁVEIS BÁSICAS

Depois que você encontrou o volume aproximado (seu peso x 0,35) e entendeu que esse número pode variar de acordo com o modelo da prancha escolhido, é hora de acrescentar mais alguns pontos para chegar ao volume ideal para a sua prancha.

Como o volume é um dos principais balizadores da flutuação da prancha, adicionar mais volume permite que você ganhe em poder de remada e consiga obter mais projeção ao surfar a onda. Se colocar volume demais, no entanto, pode encontrar dificuldades na hora de fazer as curvas mais verticais na onda, principalmente depois que você já possui um nível de surf mais avançado.

Por outro lado, se sua prancha tiver pouco volume, você pode ter dificuldade em entrar nas ondas e também sofrer com a falta de velocidade, uma vez que a prancha vai flutuar menos quando estiver fora da parte da onda que contém maior energia.

O interessante na conta do volume é que ele varia bastante de acordo com o nível de surf, condicionamento físico/idade e o tipo de onda a ser surfada. Vamos entender isso melhor?

VOLUME E NÍVEL DE SURF

Basicamente, quanto menor o seu nível de surf, maior será o volume da sua prancha. No caso de surfistas iniciantes, um maior volume quase nunca vai prejudicar a performance, já que vai fazer ajudar a prancha a flutuar mais sobre a água. Isso significa, como já comentamos, maior poder de remada, mais velocidade e um maior equilíbrio para o surfista.

Já para quem possui um nível de surf avançado, a litragem tende a ser menor, contribuindo para que o surfista consiga fazer curvas mais agressivas e verticais.

VOLUME E CONDICIONAMENTO FÍSICO/IDADE

O seu condicionamento físico também é importante na hora de escolher o volume para a sua prancha. Se você estiver fora de forma, o ideal é optar por uma prancha com um volume maior do que o referencial aproximado recomendado para o seu peso. Aqui novamente entra a questão do poder de remada, facilitar a entrada na onda, gerar velocidade, etc.

A mesma lógica vale para a sua idade: se você já não é mais um garotinho, um maior volume na prancha é uma das coisas que podem te ajudar a obter um melhor desempenho na água.

VOLUME E CONDIÇÃO DO MAR

Em ondas menores, mais cheias e com menos força, você certamente vai preferir surfar com uma prancha de volume maior, pois é ele que vai te ajudar a gerar mais velocidade e muitas vezes compensar a falta de força da onda. Para conferir as pranchas indicadas nessas condições, aperte aqui.

Já em ondas mais cavadas, fortes ou com um tamanho legal, as pranchas com volume menor apresentam maior funcionalidade. Elas vão permitir curvas mais fechadas, manobras mais agressivas e até um surf mais progressivo. As melhores pranchas para essas condições você encontra apertando aqui.

No caso de ondas muito grandes, as pranchas tendem a ser maiores e com mais flutuação mesmo para surfistas experientes. As clássicas gunzeiras são importantes para que o surfista consiga entrar na onda e ajudam na sustentação e equilíbrio, já que a “massa d’água nesses casos também é muito maior.

Apesar dessas tendências, uma onda cheia nem sempre será uma onda fraca e uma onda cavada nem sempre terá toda aquela força no momento em que você está remando, por isso o melhor é sempre ouvir a opinião de alguém com um maior conhecimento para chegar ao volume ideal da prancha.

Lista pré-definida com volume, largura, espessura e altura das pranchas no site da Snapy Surfboards
Procurando o volume ideal para sua prancha? Em nosso site, você encontra uma lista pré-definida com as medidas indicadas para cada modelo.

CONVERSE COM OS CONSULTORES DA SNAPY

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre volume, é hora de escolher o modelo da sua prancha. Em nosso site, temos uma lista pré-definida com as medidas para cada modelo, o que pode te ajudar na hora da escolha. Mas se você ficou com alguma dúvida em relação aos modelos ou ao volume ideal para o seu objetivo no surf, nossos consultores estão sempre disponíveis para tirar suas dúvidas. Para conversar com um deles, basta apertar aqui.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook