Carrinho

ATLETAS DA SNAPY FALAM SOBRE A EXPECTATIVA PARA AS COMPETIÇÕES EM 2023

Matheus Navarro, Lucas Vicente e Rafael Teixeira correm atrás do sonho de viver a elite do surf mundial, enquanto Willian Cardoso disputará o reformulado Circuito Brasileiro. A jovem Kiany Hyakutake e o Ryan Coelho querem um bom resultado no ISA Games.

O ano de 2023 promete ser recheado de emoções e de muita competição para o time de atletas da Snapy Surfboards. Com um calendário cada vez mais robusto no surf, o ano que começa terá importantes campeonatos internacionais como o QS, o Challenger Series e o ISA Games. Além disso, o Circuito Brasileiro em 2023 está completamente reformulado, ou seja, promete altas ondas e baterias de tirar o fôlego.

Para entender melhor o objetivo de cada um de nossos atletas, preparamos esse material com a expectativa deles para a temporada. Willian Cardoso vai focar no circuito brasileiro, enquanto Matheus Navarro, Lucas Vicente e Rafael Teixeira correm atrás do sonho de viver a elite do surf mundial. A jovem Kiany Hyakutake está focada em obter um bom resultado no ISA Games, assim com o grommet Ryan Coelho.

Confira abaixo o que cada um dos atletas disse à nossa equipe sobre a expectativa para 2023:

Willian Cardoso

Willian Cardoso em um dia de altas ondas na Praia Brava de Itajaí
Panda vai em busca do título brasileiro em 2023 (Foto: Ricardo Augusto de Souza)

Expectativa para o ano: viajar e estar o máximo de tempo possível na água

“A expectativa esse ano é pegar altas ondas, estar o máximo de tempo possível dentro da água. Curtir esse momento mais leve, sem a pressão do circuito mundial. Buscar oportunidades de viagem, pois acho que nisso ainda tenho um tempo de evolução, tempo para curtir, tempo para fazer coisas boas dentro do surf. Esse é o meu objetivo para 2023, passar meu conhecimento para a galera e surfar boas ondas.”

O objetivo em competições: conquistar o Circuito Brasileiro Profissional

A expectativa para o ano é muito boa, já que eu quero fazer todo o circuito brasileiro profissional. Fui vice-campeão em 2008 e conquistei o terceiro lugar em 2009, então é um título que me falta ainda. Vejo que tenho grandes possibilidades de ser campeão, basta fazer um ano com bastante equilíbrio que dá para buscar esse título. Também vejo grandes chances de termos boas ondas, uma vez que o circuito vai ser bacana. Serão 6 eventos e todos eles com 10 dias de janela de espera, ou seja, a expectativa é de que tenham altas ondas e a gente possa estar mostrando o nosso melhor.”

Prancha mágica: Modelo WC

“Eu sou muito feliz com as pranchas do modelo WC, criado pelo Alexandre e por mim. São pranchas que me geram um sorriso automático quando eu subo nelas. Parece que elas são a extensão do meu corpo quando eu estou surfando e foi o que eu sempre procurei, uma prancha que me dá a oportunidade de fazer tudo que eu gosto dentro do surf.

Eu também tenho buscado novos modelos. A gente vem trabalhando em pranchas de biquilha em alta performance. Já tivemos algumas experiências e delas surgiram pranchas que já se tornaram mágicas. É uma forma diferente de surfar, de se divertir, e eu vejo que muita gente pode ter essa mesma sensação que eu tive, então logo mais teremos alguns modelos novos vindo aí.”

Matheus Navarro

Matheus Navarro em um dia de boas ondas na Praia Brava de Itajaí
Matheus Navarro segue treinando forte em busca da vaga na elite do surf mundial (Foto: Ricardo Augusto)

Objetivo em competições: trabalhar muito e conquistar a vaga na elite do surf mundial

“A expectativa é a melhor possível. Mais um ano começando e eu estarei no Circuito Mundial disputando o WQS. Fico Feliz por ter a oportunidade de viver isso de novo. O que eu posso garantir é que vou trabalhar muito para conquistar a vaga no Challenger Series e a partir dele buscar a vaga para a elite do surf mundial, esse é meu foco.”

“Sobre as viagens, no próximo ano eu quero muito voltar para Indonésia. Em 2022 eu viajei bastante, inclusive peguei muitos mares clássicos. Um dos mais especiais foi durante o Challenger Series em Snapper Rocks, na Gold Coast, que sem dúvida foi o mar mais clássico que surfei no ano passado. Mas apesar de ter viajado muito, não consegui ir para a Indonésia, então em 2023 quero muito voltar lá.”

Prancha mágica: 5.9 Snapyflex modelo Reality 25.5 litros

Lucas Vicente

Lucas Vicente segue treinando seu arsenal de aéreos (Foto: Rafael Forte)

Expectativa para o ano: treinar muito e melhorar a cada dia

“A expectativa é muito boa para esse ano. Eu venho treinando forte desde o ano passado e praticamente não parei. Estou me preparando cada vez mais fisicamente e também dentro da água. Quero melhorar a cada dia como atleta, profissional e também como pessoa. Tenho certeza que com isso os resultados virão.”

Objetivo em competições: classificação para o Challenger Series

“Acredito que as competições mais importantes para mim são as do WQS. Quero obter bons resultados e ir em busca da classificação para o Challenger Series.”

Prancha mágica: Qualquer uma que o “Xande” fizer (risos).

“Brincadeiras à parte, venho usado uma 5’8 P.U modelo The Jam 2.0, com 23,1 litros. Outra que gosto muito é uma Epoxy tamanho 5’6, também modelo The Jam 2.0, mas com 22.7 litros.”

Rafael Teixeira

Rafael Teixeira em uma de suas passagens pelas ondas da California (Foto: John P. Fletcher)

Expectativa para o ano: confirmar a vaga no Challenger Series

“Minha expectativa, sem dúvidas, é confirmar minha vaga no Challenger Series. Como classificam os 8 melhores da temporada na América do Sul e eu estou na terceira colocação, tenho boas chances e espero confirmar essa vaga. A temporada de WQS para o Challenger vai até abril, então até lá é foco total para buscar essa vaga.”

Objetivo em competições: estar entre os 10 que vão para a elite em 2024

“O meu objetivo maior é entrar no WT, mas sei que antes preciso confirmar a vaga nos eventos do Challenger Series. Então prefiro ir passo a passo, fazer um bom campeonato agora em Noronha e assim confirmar minha permanência entre os 8 primeiros do ranking latino-americano.”

Prancha mágica: Pro drive 5.11 Snapyflex 29,8 litros

Kiany Hyakutake

Kiany Hyakutake segue focada para a próxima temporada (Foto: Ana C Felix)

Expectativa para 2023: melhorar todos os resultados de 2022

“Eu tive um ano de 2022 muito bom, onde eu fui campeã brasileira júnior. E foi meu primeiro ano correndo profissional, no QS, onde eu tive um resultado muito bom e fiz um terceiro lugar na etapa do QS na Argentina.

Para 2023, eu espero melhorar todos os resultados que tive em 2022. Já comecei a temporada treinando muito, no dia 1º eu já estava surfando e treinando. A expectativa está bem alta e tenho certeza que esse vai ser o meu ano!”

Objetivo em competições: um bom resultado no ISA Games

“Eu acho que o meu evento mais importante é o ISA Games. Eu competi no ano passado e esse ano vai ser minha segunda vez representando o time do Brasil. Foi um dos eventos mais irados que já participei e com certeza é um dos mais importantes do meu ano, mas é claro que também vou participar do QS e dar o meu melhor.”

Prancha mágica: Modelo Reality tamanho 5.6 com 21,8 litros.

“Eu até não tô usando muito ela para guardar para os campeonatos. Sabe como é prancha mágica, né?”

Ryan Coelho

Ryan Coelho decolando em um passagem pelas ondas de Portugal (Foto: André Pinto)

Expectativa para o ano: que seja um ano de muitas conquistas

“A expectativa para esse ano é muito boa. Estou com várias pranchas mágicas e muito focado, treinando bastante e dando o meu melhor. Vou ter vários campeonatos, já estou com viagens bem legais marcadas e tenho certeza que esse ano vai ser um ano de muitas conquistas.”

Objetivo em competições: um bom resultado no ISA Games

“O ano passado foi muito legal pra mim, pois consegui terminar o circuito amador brasileiro entre os três primeiros e com isso conquistei a vaga para o ISA Games Júnior desse ano. Então sem dúvidas um bom resultado no ISA Games é o meu maior objetivo em 2023.”

Prancha mágica: modelo WC tamanho 5,10 com 24,5 litros 

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook