Carrinho

A EXPECTATIVA DE DIEGO SANTOS PARA A TEMPORADA HAVAIANA

Morando no Havaí há mais de uma década, o atleta falou sobre as novas pranchas do seu quiver e revelou que vai surfar mais em Pipeline neste ano

A temporada havaiana 2022/23 recém começou e o surfista Diego Santos já tem motivos para comemorar. Após receber seis pranchas novas para o seu quiver, Diego foi presenteado com dois dias de altas ondas em Pipeline e Off The Wall na semana passada.

Depois de uma dessas sessões, o freesurfer, que é natural de Ubatuba (SP) e mora no Havaí há mais de uma década, conversou com a equipe da Snapy. Diego falou sobre a expectativa para a temporada e revelou os segredos do modelo North Shore, prancha que ele desenvolveu junto ao shaper Alexandre Snapy para encarar as ondas pesadas de Pipeline, Backdoor e Off The Wall.

Snapy – Qual é a tua expectativa para essa temporada? O que podemos esperar do teu surf?

Diego Santos A minha expectativa para a temporada é a melhor possível. Pegar altos tubos e me desafiar ainda mais. Nesta temporada o meu foco vai muito para Pipeline. Nos últimos anos, eu tenho me dedicado muito a Off The Wall, que é uma onda que tem meu coração, que é como se fosse minha casa. Mas eu quero gastar um pouco de tempo em Pipeline e pegar bons tubos lá. Eu inclusive surfei lá nesse início de temporada e já peguei altos tubos, fiz uma sessão como há anos eu não fazia.

SnapyHá alguns anos você e o shaper Alexandre Snapy vêm desenvolvendo o modelo North Shore, que é uma prancha justamente para surfar ondas fortes e tubulares. Tem alguma novidade na North Shore para essa temporada?

Diego Santos – Esse ano as minhas pranchas estão com um pouco mais de volume. Como eu gosto de surfar com pranchas menores, eu e o Alexandre decidimos colocar um pouco mais de “carne” na prancha, que é para poder segurar os mares maiores e mais cabulosos. Esse volume, que a gente acrescentou na região do peito, também me ajuda um pouco na remada, já que eu gosto de surfar com pranchas pequenas e dropar bem embaixo do pico.

Snapy – E como as pranchas têm respondido nessas primeiras quedas?

Diego Santos – A prancha está alucinante, está perfeita. Hoje posso dizer que cheguei no meu modelo favorito para surfar as ondas aqui no Havaí. Eu tenho a segurança, a velocidade e a também a radicalidade que eu preciso depois que saio do tubo.

A North Shore é uma prancha que, na minha opinião, não deixa a desejar para nenhuma prancha a nível mundial nas condições daqui. Ela tem segurança, tem drive, tem controle. Então esse modelo é o que mais se encaixa nas ondas que eu gosto de surfar, como Off The Wall, Pipeline e Backdoor.

Snapy – Das pranchas que recebeu para essa temporada, quais já conseguiu botar na água?

Eu surfei com uma 5’10, que eu estreei em Off The Wall em um dia de 4 a 6 pés. Peguei altas ondas já na primeira caída com a prancha. Deu pra sentir uma boa diferença na remada e também deu pra ver que a prancha está muito rápida e muito segura dentro do tubo, foi animal. Aperte aqui e veja o vídeo da sessão.

E também estreei uma 6’0 em Pipeline. A prancha encaixou perfeitamente naquela condição de mar. Tinha em torno de 6 a 8 pés e deu pra ver que a prancha está alucinante.

Diego Santos vêm trabalhando há dois anos junto ao shaper Alexandre Snapy na evolução do modelo North Shore (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)

Snapy – Como são as conversas com o Alexandre na busca pela evolução do modelo North Shore?

Diego SantosAs conversas com o Alexandre começam lá no meio do ano. A temporada aqui termina por abril, maio. De agora até esse período meu foco está em pegar onda, mas quando chega o verão por aqui eu começo a sentar, olhar e ver o que eu tenho de prancha no quiver e qual é a minha necessidade para minha próxima temporada.

Quando eu falo com o Alexandre, a gente tenta pegar o que tive de melhor na temporada passada e alinhar com os objetivos da próxima temporada, pra produzir pranchas novas, com características diferentes, pra que a gente possa sempre estar se reinventando e se adaptando.

Snapy – Nas pranchas que você recebeu esse ano teve uma especial, que foi para a tua filha Lani, de 6 anos. Conta um pouco pra gente como é a rotina de vocês por aí!

Diego Santos Essa foi uma das grandes alegrias que tive esse ano, que foi poder receber a prancha da minha filha Lani. Eu pedi para o Alexandre e ele fez com muito prazer. Foi tudo bem pensado para que a prancha até combinasse com as do meu quiver, com uma pintura parecida.

Ela tá super empolgada, surfando todo dia. Eu sinto que ela tá com mais remada, surfando melhor e manobrando mais no pocket da onda. E é muito gratificante né cara, você ver sua filha surfando com uma prancha do seu patrocinador, uma prancha que você sabe que tem as características que vão ajudar na evolução do surf dela.

É um dos maiores privilégios da minha vida poder levar minhas filhas pra surfar em quase todas as tardes por aqui. Para ver a Lani em ação com a prancha, aperte aqui.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook